terça-feira, 14 de janeiro de 2014

13 Alimentos que melhoram a Visão do Estudante





Alguns alimentos melhoram a visão? Podemos enxergar melhor consumindo certos alimentos? Esse é o assunto de nossa postagem de hoje. Vamos descobrir que alimentos podem afetar a saúde de nossos olhos.

O olho é uma das principais ferramentas do estudante para adquirir conhecimentos. É o principal sentido do corpo através do qual recebemos informação. Na maioria das vezes, aprendemos mais através dos olhos do que pelos outros sentidos.

Essa é a razão pela qual um estudante que quer alcançar grandes resultados em seus estudos, como a aprovação em concursos e faculdades concorridas, precisa dar atenção especial aos seus olhos.

Existem certos alimentos que quando consumidos numa base diária, evitam uma série de problemas oculares, como esses da lista abaixo:

• Problemas na acomodação visual;
• Distúrbios na percepção das cores;
• Secura nos olhos;
• Fotofobia (sensibilidade à luz);
• Cegueira noturna;
• Queda na resistência do sistema imunológico.

Vamos conhecer essa lista de alimentos e implementar alguns em nosso cardápio:

Chocolate Amargo: Se você pensava que o alimento número 1 para melhorar sua visão é a cenoura, se enganou. Um grupo na Austrália e Inglaterra ─ incluindo dois pesquisadores da Mars UK─ revelou que flavonoides de cacau podem aumentar, temporariamente, a nitidez da sua visão e até mesmo a cognição.
Pesquisadores da University of Reading, na Inglaterra, mediram as habilidades visuais e de detecção de movimentos em 30 adultos saudáveis duas horas depois de terem consumido chocolate (amargo ou branco).

O chocolate amargo contém antioxidantes a partir de grãos de cacau chamados de flavonoides do cacau ou FC, enquanto o chocolate branco contém apenas vestígios desses antioxidantes. O estudo foi estabelecido para examinar os efeitos de FC sobre a visão e cognição.

Os pesquisadores perceberam uma melhora na performance visual e cognitiva dos indivíduos que consumiram chocolate amargo. Os indivíduos que consumiram chocolate branco não tiveram um aumento real em seus testes de desempenho. Isso sugere que em menos de duas horas os FC podem melhorar temporariamente certos aspectos da visão e cognição.

Esses pesquisadores acreditam os FC aumentam o fluxo sanguíneo dos olhos e cérebro e que é isso que leva a um melhor funcionamento dessas estruturas. Os autores explicaram que os resultados do estudo demonstram pela primeira vez que o desempenho em testes de função do sistema visual em jovens e adultos saudáveis pode ser melhorado através do alto consumo de FC.

Então, a dica é simples, vai fazer um exame de vista para tirar sua carteira do DETRAN? Precisa passar num teste de acuidade visual para ser aprovado naquele concurso? Coma bastante chocolate amargo a caminho do seu teste de visão.

Vitamina A: A longo prazo, as vitaminas são as substâncias que têm papel principal no processo de melhora da visão, sobretudo a “A”, cuja ausência pode causar uma má visão noturna, catarata e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Essa vitamina é uma das principais na função protetora da área ocular, e trabalha em conjunto com as vitaminas B, D e E, cálcio, fósforo e zinco, que estão distribuídos em uma variedade de alimentos, ajudando também no funcionamento adequado do sistema imunológico. As fontes da Vitamina A estão presentes em alimentos com pigmentação laranja, vermelho e amarelado”, explica Ana Paula Souza, nutricionista da Clínica de Nutrição Santé.

Peixes com Omega 3: Os peixes são uma grande fontes de ácidos graxos ômega 3 e das vitaminas A, B, D e E, peixes como sardinha, bacalhau, salmão e atum são ótimos estimulantes da boa circulação sanguínea (o que ajuda a oxigenar a retina), explica a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição. Por isso, ingerindo esses alimentos, todas as estruturas oculares - especialmente a retina - receberão bastante oxigênio, essencial para a saúde dos olhos. "Outro benefício é o combate aos radiais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce", conta a profissional.

O ômega-3 é importante para preservar os pequenos vasos que irrigam os olhos e ainda protege a retina contra inflamações. O salmão e outros peixes oleosos como a sardinha são ricos em Omega-3. Altas doses dessa gordura são encontradas na retina e precisam ser constantemente renovadas. O déficit dela, pode favorecer o aparecimento de doenças oculares. Um estudo efetuado pela Harvard Medical School descobriu que as pessoas que comem peixe duas vezes por semana evitando ao mesmo tempo as gorduras trans diminuíam em mais de metade o risco de desenvolver degeneração macular em comparação com as pessoas que não faziam nenhuma destas coisas. As gorduras Omega-3 ajudam a proteger a células fotossensíveis e estão ligadas a uma redução do risco de cataratas.

Ao consumir peixe, tenha cuidado para escolher variedades selvagens e com baixo teor de mercúrio. Em alternativa, pode tomar um suplemento de Omega-3 de alta qualidade, como o óleo de peixe.

Ovo: O ovo contém nutrientes, como a luteína, Omega 3 e vitamina E. Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition revelou que consumir de dois a quatro ovos por dia durante cinco semanas reduz o risco de degeneração macular em idosos. Segundo Daniela Cyrulin, os resultados refletem a ação das substâncias foto-oxidantes, como a luteína e a zeaxantina, presentes na gema do ovo.

Óleo de linhaça: Um problema comum em pessoas de idade avançada é o olho seco, cujos principais sintomas são sensação de ardência, coceira e sensibilidade à luz. Para combater esse mal, muitos tratamentos já incluem o consumo de óleo de linhaça, fonte de vitamina E e dos ácidos graxos ômega 3, ômega 6 e ômega 9. O alimento também é efetivo contra a hipertensão e a queda do sistema imunológico.

Azeite extra virgem: Possui uma mistura de gorduras saudáveis e substâncias antioxidantes que protegem o globo ocular e retarda o envelhecimento. O Azeite extra virgem é um alimento rico em ômega 3, considerado um grande aliado na prevenção contra a degeneração macular, lesão que pode levar à perda irreversível da visão", afirma a nutricionista Daniela. A constatação foi feita por meio de um estudo publicado na revista científica Archives of Ophtalmology que recomendou a ingestão de 100 ml de azeite por semana. Segundo a pesquisa, mesmo aqueles que já apresentavam a doença tiveram redução ou estabilização de sua evolução

Castanha do Brasil: Uma castanha do Brasil contém, em média, 120 mcg de selênio, que é aproximadamente duas vezes a dose diária recomendada (DDR). Qual o benefício disto? A atividade antioxidante do selênio combate os radicais livres que podem danificar a sua lente e a sua mácula ocular, no centro da retina. Isto poderá a ajudar a prevenir cataratas e degeneração macular.

Frutas, legumes e verduras de pigmentação amarela ou verde: As Frutas, verduras e legumes que possuem pigmentação amarela e verde costumam ser fontes ricas de carotenoides, substâncias que previnem a deterioração da mácula, ponto responsável por nos permitir enxergar cores", aponta Paula. Esse nutriente pode ser encontrado em alimentos como laranja, maçã, mamão papaia, cenoura, tangerina, brócolis e couve.

Papaia: Uma dose de papaia fornece-lhe o equivalente a três dias de suplementação de vitamina C, que é uma das razões pelas quais a papaia protege da degeneração macular. De acordo com um estudo de 2001 efetuado pela National Institutes of Health, as pessoas que sofrem de degeneração macular podem travar a doença obtendo 500 mg de vitamina C, 400 IU de vitamina E e 80 mg de zinco todos os dias.

Pipoca: Você gosta de pipoca? Então aqui a razão para comer um pouco mais. A pipoca possui antioxidantes concentrados e substâncias protetoras da saúde da mácula. Essas substâncias estão presentes na casca do grão, aquela que muitas vezes gruda no dente. São indicados 20 gramas por dia, o que equivale a uma xícara de chá de milho.

Brócolis, couve e pimentão: Segundo estudos do National Eye Institute, esses alimentos, ricos em vitaminas C e E, diminuem em aproximadamente 17% o risco de DMRI e também ajudam na prevenção da catarata. De acordo com o oftalmologista, existem fatores desencadeantes da DMRI e um deles é a oxidação dos tecidos da retina, que nada mais é do que o envelhecimento dos tecidos. Dessa forma, os antioxidantes tem um papel importante na prevenção da doença, seja reduzindo os riscos de piora ou estabilizando a lesão. São as vitaminas como vitamina C, vitamina E, betacaroteno, e o zinco.

Alho e cebola: O alho e a cebola são ricas fontes de cálcio, fósforo e vitaminas B e C, aponta a nutricionista Daniela. Assim, ambos possuem ação antimicrobiana (contra micróbios) e antiviral. Eles agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo contra o glaucoma, uma vez que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Mirtilos, amoras e cerejas: Essas três frutinhas, assim como o morango, a framboesa e outras diversas frutas vermelhas e roxas são bons exemplos de alimentos antioxidantes, que combatem os radicais livres e são fontes de vitamina C e de flavonoides, aponta Paula Castilho. "Assim, seus benefícios vão desde a prevenção contra a perda de visão e contra a degeneração macular até a redução dos riscos de desenvolver doenças, como o câncer de próstata", conta a nutricionista.

Fontes: André Caldas  /  www.neurosoftware.com.br

Palavras chaves: Melhorar visão, enxergar melhor, alimentação, estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário