sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

6 Dicas para Lidar com o Branco de Memória!


Não tem nada mais estressante para um estudante do que saber que sabe resolver aquele bendito problema de matemática, mas não conseguir lembrar na hora da prova. E não adianta contar com a piedade do professor. Pro seu professor, se você sabe mas não lembra, é como se não soubesse nada!

Existem dicas e técnicas de memória para evitar que o branco de memória aconteça, mas no artigo de hoje quero falar não sobre como evitá-lo e sim sobre o que fazer quando ele acontece. Minhas 6 dicas para você são:

1) Relaxe... Relaxe... Relaxe...

Se você esqueceu alguma coisa, ficar estressado só vai sobrecarregar o seu cérebro ainda mais, por isso, relaxe.

2) Diga “não estou lembrando” ao invés de “esqueci”

Quando você diz para si mesmo que esqueceu alguma coisa, isso libera substâncias químicas no seu cérebro que bloqueiam a recuperação da informação. Dizer “esqueci” é como enviar uma mensagem para o seu cérebro “deletar” a informação. Embora o cérebro não vá deletar a informação, irá bloquear o acesso à ela. 

3) Dê um comando ao seu cérebro 

Dê uma ordem ao seu cérebro para localizar e trazer a informação que você deseja. Após isso esqueça por um tempo o assunto e deixe que a informação surja espontaneamente. 

Exemplo: Eu sei qual é o nome dessa pessoa. O nome dela esta registrado na minha memória e esta vindo agora para a minha mente consciente.

Essa técnica é baseada no fato de que toda informação uma vez aprendida jamais é esquecida ou apagada do cérebro. A prova disso é que se uma pessoa for submetida a uma sessão de hipnose, irá recordar essa informação com total perfeição, o que prova que a informação esta lá. O que se precisa é apenas resgatar a informação e trazê-la a mente consciente, o que pode ser feito através de uma solicitação ao cérebro.

Essa técnica é semelhante ao botão pesquisar do Windows, que ajuda a localizar informações que você sabe que estão no computador, mas não sabe onde se encontram.

4) Concentre-se nos detalhes

Vá repassando em sua mente tudo que estiver relacionado com o que deseja lembrar. Se possível anote num papel. Pensar nas coisas que estão relacionadas ao que deseja lembrar é como procurar o fio da meada. Você precisa apenas encontrar a ponta que todo o resto vem acompanhado.

5) Refaça o processo de aprendizagem

Lembre-se do método que você utilizou para memorizar a informação e refaça passo a passo todo o processo.

6) Retorne mentalmente a situação da aprendizagem


Feche seus olhos e imagine que você esta novamente no local onde adquiriu a informação que esta querendo lembrar. Imagine que você esta na mesma posição física que estava naquela situação e que esta se sentindo como estava se sentindo naquela situação. Desse ponto de vista, procure recuperar a informação.

Fontes: André Caldas  /  www.neurosoftware.com.br

Palavras chaves: memorização, branco de memoria, esquecimento, estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário